Header

Curso de Hieróglifos para iniciantes ensina escrita sagrada do Antigo Egito

setembro 18th, 2015 | Posted by paulo dantas in Cursos | Textos

hieróglifos

A palavra e a escrita eram consideras sagradas pelos Antigos Egípcios. Para eles, a palavra foi entregue aos homens sob as ordens de Deus e através dela era possível criar e destruir. Nada diferente do que séculos mais tarde diria Jesus: “O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem”. Para os egípcios, o ensino da escrita teria sido expresso à humanidade por Thoth, conhecido pelos gregos como Hermes Trismegisto.

A ADOR Centro de Estudos da Kabalah irá ministrar a partir do dia 04 de outubro o Curso Básico de Hieróglifos. O curso será a oportunidade de conhecer os símbolos profundos utilizados na escrita egípcia, visitar sua sabedoria e entender a vida cotidiana de um dos povos que foram a base da civilização humana.

A história –  O idioma egípcio ficou oculto por séculos até que numa expedição de Napoleão, já no século XIX, o estudioso Jean-François Champollion conseguiu decifrar a escrita graças a descoberta da Pedra de Roseta. Só aí foi possível começar a entender o que pensava a civilização que construiu as pirâmides e a esfinge.

Apesar disso, egiptólogos modernos e cientistas ainda quebram a cabeça tentando decifrar a vida e o pensamento egípcio. Com o passar dos anos, muito tem sido desmistificado. O que está vindo à tona é a realidade de um povo que tinha uma ética e pensamento muito a frente do seu tempo. Assim, tendo entre seus objetivos decifrar um pouco dessa cultura aos participantes, o curso da ADOR possibilitará uma pequena imersão na filosofia egípcia.

O Curso – O primeiro módulo contará com cinco aulas onde os alunos aprenderão sobre o que vêm a ser os hieróglifos, uma escrita que ao mesmo tempo que significa um som, também é um símbolo e uma palavra. Terão noções de desenho, vocabulário, história e poderão ter acesso a fonogramas e ideogramas que lhes possibilitarão dar os primeiros passos para escrever e entender a escrita sagrada do Antigo Egito.

O curso terá carga horária de 15 horas, sendo três horas a cada encontro e será ministrado de 15 em 15 dias, sempre aos domingos das 9h ás 12h na sede da ADOR em João Pessoa.

As aulas serão presenciais, mas ficarão gravadas para que os alunos possam rever o conteúdo. Os alunos também terão acesso a uma rede online onde poderão fazer download de material, ter acesso a exercícios e tirar dúvidas com os professores para facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita.

Informações e inscrições pelo número (83) 3247-9144, a partir das 14h.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

Leave a Reply