Meditando Com o Tarot

A palestra “Meditando com o Tarot”, sobre os arcanos referentes aos números de 2020 (20, 02 e 04) foi realizada no dia 29/02 por Paulo Dantas. O arcano do ano de 2020 é o Imperador, que nos pede uma ação voltada para o plano físico, estabelecendo metas concretas para serem realizadas. O foco do ano é a realização.

Contudo, antes de explicar porque o arcano do Imperador toca no tema realização, Paulo falou um pouco da sua própria descoberta do Tarot, como o conheceu, e entrou em contato com a sua meditação.

Para explicar a figura dos arcanos, dos mitos envolvidos, dos números, que remetem a cores e vibrações, foi utilizada a música José, de Caetano Veloso, e a história de José que está na Torah, na Gênese. Na história de José foi pego o mote do processo de transformação vivido, desde o momento em que ele (José) é vendido pelos irmãos até se tornar vizir no Egito.

Outra analogia em relação ao Imperador, foi feita através da novela “A Morte de Ivan Ilitch“, de Leon Tolstói. Onde Ivan Ilitch tem uma profissão, um casamento, filhos, concebeu uma estrutura de vida e construiu um nome, com uma função e respeito na sociedade, mas não se sentia satisfeito com o que realizou.

As duas histórias falam do que significa para o Imperador a realização, algo que tem que existir no plano físico, mas também no plano interior, da personalidade, caráter, e autodesenvolvimento.

Ao final do encontro foi feita uma prática relacionada com o arcano do Imperador. Confira o vídeo abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.