O Papel do Ego no Desenvolvimento da Alma

“O ego não precisa ser exterminado, ele precisa ser domado”.

“Não possuímos uma Alma… Somos (!) uma Alma e possuímos um corpo”.

Saat Maet

No sábado 31/08 realizei a palestra “O Papel do Ego no Desenvolvimento da Alma”, onde, a partir das frases que iniciam este post, da fundadora e orientadora espiritual da AD’OR, Saat Maet,  pude discorrer sobre o processo de evolução espiritual e a importância do ego neste processo.

Expliquei que é importante parar para refletir e buscar olhar para nós mesmos a fim de entender o que vem a ser o ego e como, ao longo da vida, podemos ir nos perdendo de nossa essência, ou do que é realmente essencial.

Na palestra propus que os presentes buscassem como eram quando criança, lembrando que o ego já está presente nessa fase inicial. Isso também pode ser notado quando olhamos para as crianças, e até para os bebês, que já mostram vontades e características claras de comportamento.

Muitas dessas características, sejam positivas ou negativas, vão sendo exacerbadas numa fase adulta, nos afastando de uma expressão equilibrada do ego. Nesse percurso que tem sido vivido de uma forma natural pela maioria das pessoas, o ego tende a ir se perdendo de qual era o foco principal da vida quando ele se propôs encarnar na matéria para fazer o aprendizado e seu desenvolvimento. O ego se perde em desejos que têm mais a ver com o mundo atual do que com sua realização interior e espiritual.

Na palestra, o tema do Ego foi abordado a partir do desenvolvimento do desejo. A Kabalah afirma que o ser humano é feito de desejo e age para satisfazer esse desejo, buscando se preencher de prazer a todo instante. Para a Kabalah, o desejo é a substância com a qual a Criatura foi criada, e para refinar esse desejo, para refinar o ser, é preciso avançar em etapas. Estas etapas são dispostas como vasilhas.

Saat Maet nos alerta que não devemos tentar ser diferentes do que somos, nessa caminhada, mas alcançar o melhor de nós. “Não tente ser diferente. Procure ser a melhor versão de você mesmo”. Cada um de nós é único no Universo e precisamos descobrir, observar e entender nossa própria identidade para desenvolver a melhor versão de nós mesmos.

Lembrando: o Ego, para Kabalah, é o meio pelo qual a Alma conseguirá realizar sua libertação da Roda das Encarnações .

Confira abaixo os tópicos da palestra e seu vídeo na íntegra.

Tópicos da Palestra:

O Ego

O Desenvolvimento do Desejo

A Alma – O Coração Inteligente

Como expandir nossa Consciência/Alma?

Precisamos:

  • Entender a nós mesmos
  • Perceber nossas partes
  • Diferenciá-las
  • Saber o papel de cada uma na nossa passagem pelo mundo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *